A comunicação humana acontece de diferentes maneiras, cada forma possui suas próprias características, como a comunicação intra e a comunicação interpessoal.
Por mais que haja suas particularidades, de forma geral, elas acabam se integrando para conseguir proporcionar a sincronia das ideias, das relações e do contexto.
Nesse debate, é importante entender que a capacidade de se comunicar, independentemente do tipo de comunicação, é algo que é inato ao indivíduo humano.
É justamente pela complexidade da nossa linguagem que nos diferenciamos de outras espécies.
Sem a comunicação, seja ela intra ou interpessoal, nós não conseguiríamos viver em sociedade. É preciso entender que esses tipos de comunicações se relacionam, uma depende da outra.
Ficou interessado em descobrir mais sobre esse conceito? Acompanhe o artigo com bastante atenção para entender mais informações relevantes sobre o assunto.
Boa leitura!
Afinal, o que é comunicação intra e interpessoal? Tudo o que você precisa entender
Entenda o que é comunicação intrapessoal e comunicação interpessoal e como esses tipos de linguagem se relacionam entre os seres humanos.
A comunicação intrapessoal
Entender a comunicação intrapessoal é compreender que se trata da linguagem para um só, nesse caso a fala acaba virando um pensamento, pois está relacionada de forma intima com ideias, desejos e sentimentos.
Sabe aquela antiga expressão “ouça a voz interior”, isso é comunicação intrapessoal.
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procurar não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum” – Sócrates
O diálogo que você acaba realizando consigo mesmo é chamado de intra (dentro) pessoal (pessoa).
Portanto, a comunicação intrapessoal é aquela conversa que está dentro, no interior, apenas na mente, logo, nos pensamentos.
Como a comunicação intrapessoal se relaciona com o outro?
Entenda que esse tipo de comunicação é um pensamento que antecede a sua ação de dialogar, dizer alguma coisa, e se relaciona com outras pessoas, pois é o processo mental realizado para expressar alguma informação.
Ou seja, influencia de forma direta na interação entre duas pessoas.
Toda interação é influenciada pela forma como o indivíduo percebe e recebe mentalmente determinada informação
Saiba que esse tipo de comunicação, essa tomada de consciência, acaba precedendo a comunicação interpessoal e o jeito que nos expressamos.
A comunicação interpessoal
Já a comunicação interpessoal se baseia na troca de informações com outras pessoas, nesse caso, há mais de um indivíduo interagindo, aqui é colocado em prática a habilidade de:
- Transmitir;
- Receber;
- Interpretar.
Nesse tipo de comunicação as mensagens podem ser verbais ou não-verbais, desde que ocorra de maneira clara, compreensível.
É um tipo de comunicação que consegue compreender os sistemas representacionais.
A competência da comunicação interpessoal é fundamental para que conversas coesas e coerentes sejam estabelecidas.
Desta forma, a boa comunicação interpessoal implica a necessidade do domínio da fala, da expressão corporal, da escrita, da observação, da leitura e, principalmente, da escuta.
Logo, não basta conseguir se expressar, já que também é necessário ter a capacidade de aprender e de interpretar o que as outras pessoas estão transmitindo.
Qual a relação da comunicação interpessoal com a comunicação intrapessoal?
A comunicação interpessoal acontece após a comunicação intrapessoal.
Logo, o relacionamento intra é um suporte para o relacionamento interpessoal, pois não tem como estabelecer uma relação saudável entre duas pessoas e saber viver em comunidade sem ter autoconhecimento e um relacionamento saudável consigo mesmo.
É aquilo que já foi explicado previamente, antes de se comunicar de forma interpessoal, há o diálogo que é feito com si, só assim é possível transmitir algo que possa ser compreendido.
Comunicação intra e interpessoal relacionando com a PNL
PNL ou Programação Neurolinguística é um conceito que foi desenvolvido nos Estados Unidos, na Califórnia, cuja introdução só aconteceu no Brasil em 1981, por meio de Gilberto Cury.
Um dos pilares desse conceito é a necessidade de trabalhar o autoconhecimento.
Quando o indivíduo consegue estimular o autoconhecimento, consequentemente consegue estimular o domínio emocional e seu estado de excelência, para promover a autoconfiança.
Isso acaba influenciando diretamente na comunicação intrapessoal, tornando-a mais segura e positiva.
Sendo assim, quanto mais a pessoa sabe quais são as suas limitações e superá-las, mais ela trabalhar as suas emoções, isso irá afetar de forma direta na comunicação interpessoal.
Isso significa que será diferente a forma como você relaciona com você e com o outro.
Quanto mais você domina e controla suas emoções, devido a comunicação intrapessoal, mais bem-sucedida será a sua comunicação interpessoal.
A comunicação intra e interpessoal proporcionam benefícios para o seu dia
Veja só como a boa comunicação intra e interpessoal podem proporcionar vantagens para a sua rotina.
- Persistência para conseguir alcançar suas metas mesmo enfrentando dificuldades;
- Disciplina para conseguir cumprir metas com bastante empenho e dedicação;
- Iniciativa para tornar-se mais ativos em suas atividades;
- Humildade para ter disposição na aprendizagem;
- Resiliência para enfrentar o recomeço depois de perdas;
- Flexibilidade para conseguir visualizar novas oportunidades e readaptar em situações inesperadas ou desconhecidas;
- Motivação para encarar a sua rotina.
Conseguiu entender melhor sobre como funciona esses tipos de comunicações?
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e nos ajude a melhorar nossos conteúdos.