Você já ouvir falar em gestão emocional? Entender sobre esse assunto é essencial para quem deseja obter melhores resultados em qualquer esfera da vida, principalmente quando esse conceito é aliado com as técnicas da PNL.
Durante bastante tempo se acreditava de que o sucesso no campo profissional e pessoal estava ligado de forma direta ao Quociente de Inteligência (QI).
Ou seja, que a capacidade em formular raciocínio lógico fosse o aspecto mais importante na conquista de bons resultados.
Logo, quanto maior era o QI, mais bem-sucedida é essa pessoa.
Acontece que, após passar o tempo, essa ideia deixou de ser válida, abrindo espaço para a inteligência e gestão emocional.
Quer entender melhor sobre esse conceito? Acompanhe esse artigo com bastante atenção para entender mais como a PNL vai te ajudar.
Boa leitura!
Afinal, o que é gestão emocional? Tudo o que você precisa saber sobre esse conceito
A gestão emocional pode ser resumida como o bom controle de emoções, sejam elas positivas, sejam elas negativas, em qualquer momento e aspecto da vida.
O interessante sobre essa ideia é que a gestão emocional é algo que pode ser aprendido em qualquer momento da vida.
“De forma geral, é um processo de aprendizagem complexo que inclui várias habilidades, como controle, compreensão e alteração de emoções”.
O segredo para a gestão emocional é conseguir entender não só os próprios sentimentos, mas também compreender os sentimentos de outras pessoas, já que estamos dentro de um universo de diversos sentimentos.
Com isso, torna-se necessário desenvolver uma boa gestão emocional para ressignificar emoções sentidas, pois algumas emoções são negativas, que podem causar traumas e danos emocionais.
Entenda a PNL e como esse conceito se relaciona com a gestão emocional
“A PNL é uma forma de conseguir entender quem o que é responsável por disparar o seu gatilho emocional, pois temos gatilhos que, em algumas situações, podem nos tirar do controle”.
Reconhecer quem são as pessoas e quais são os momentos ruins é fundamental para que haja o desenvolvimento da gestão emocional.
Não há como manter a calma em eventos negativos sem dar esse passo.
O autocontrole é resultado da flexibilidade que é ensinada com a PNL.
Quem é flexível consegue tornar todo encontro um momento produtivo, já que as pessoas acabam se abrindo mais para conseguir aprender e entender.
Além disso, há o Rapport, ferramenta que é bastante utilizada na PNL, se relacionando com a gestão emocional no sentido de conseguir desabrochar sentimentos de empatia e confiança com o próximo.
Técnicas de PNL que ajudam a gestão emocional
Em tempos de crise é comum ficar sobrecarregado e saber quais são as técnicas de PNL que podem ajudar a melhorar a gestão emocional é essencial para qualquer pessoa que deseja qualidade de vida.
1 – Dissociação e autocontrole
Vai falar em público em ambiente acadêmico? Quer se aproximar de determinada pessoa? É bastante comum que em momentos como esse você acabe ficando nervoso ou ansioso de forma que não dá para controlar, automática.
A PNL pode te ajudar das seguintes maneiras:
- Reflita sobre a emoção que você deseja eliminar;
- Se visualize flutuando para fora do seu corpo;
- Olhe para si mesmo vendo tudo o que está acontecendo;
- Esteja na perspectiva do observador;
- Veja qual é o sentimento que é necessário alterar de forma drástica.
2 – Empatia
O pilar da gestão emocional é a empatia, se colocar na posição de outro indivíduo e buscar compreender o cenário por meio de outra visão.
É uma técnica da PNL para gerir com eficiência as emoções, mesmo quando não é fácil ser empático.
Nesse caso será usado a técnica Rapport, que vai te ajudar no entendimento das emoções e dos sentimentos alheios.
Consequentemente, será possível melhorar a gestão emocional.
3 – Reprogramação da mente
Qual é a sua atitude quando está sentindo ódio? Pare e reflita sobre esse sentimento.
Você é alguém que desconta essa raiva em outras pessoas? Você grita? O nervosismo impede que você fale? Esse sentimento pode prejudicar a sua saúde.
Só é possível melhorar a gestão emocional em momentos de crise quando é possível perceber e analisar o que é feito em situações de raiva.
Reprogramar o cérebro para lidar com esse cenário se dá quando há a análise de nossos sentimentos.
4 – Pare de ser negativo
Não há gestão emocional quando a pessoa é carregada de pensamento negativos, ideias que atormentam a cabeça e influenciam em diversos aspectos do indivíduo.
A PNL é capaz de eliminar a negatividade da mente, o pessimismo não pode prevalecer no processo de gerir bem as emoções.
Outras técnicas da PNL para gestão emocional
Em tempos de crise, veja só que técnicas podem te ajudar:
- Comunica de forma mais assertiva, deixando claro o que você deseja dizer;
- Mude à sua maneira de comportar diante as adversidades da vida, nada vai mudar, se você não mudar;
- Não deixe que as emoções te dominem e tomem conta dos seus desejos mais profundos;
- Entenda como é o funcionamento do humor das outras pessoas.
Agora é com você!