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Comunicação Assertiva

Atualmente, saber se comunicar bem é muito importante, seja dentro do ambiente de trabalho, seja para se relacionar com outras pessoas em espaços de lazer, logo, entender o que é comunicação assertiva é essencial.

Provavelmente, você, assim como outras pessoas, acredita que a comunicação assertiva é aquela realizada sem rodeios, diretamente e sem errar, e que justamente por isso ela é eficaz.

Em partes, o seu pensamento sobre esse tipo de comunicação está certo, contudo, o conceito da comunicação assertiva não se relaciona de forma direta com a ideia de certo ou de errado.

A ideia é que não haja dúvidas, que seja sempre bastante clara e segura.

Quer continuar saber sobre esse tipo de comunicação? Prossiga e aprenda mais informações sobre esse o que é comunicação assertiva.

Boa leitura!

Afinal, qual é a definição da comunicação assertiva? Entenda!

De forma geral, a comunicação assertiva é aquela que consegue defender determinado ponto de vista de forma eficaz, levando em consideração o pensamento dos outros e não propagando ofensas.

Esse tipo de comunicação é capaz de transmitir informações de maneira dinâmica, clara e honesta, e que consegue chegar até aquilo que é esperado por quem emite.

A partir da comunicação assertiva é possível definir diálogos abertos entre quem fala e quem escuta, com bastante colaboração entre essas partes.

Estabelece relacionamentos com sucesso.

Esse tipo de comunicação conta tanto com aspectos verbais, assim como também com aspectos não verbais e poderá ser aplicada em esferas pessoais e em esferas profissionais.

Acaba sendo válida, principalmente em momento onde a mensagem é extensa e precisa ser sucinta, ou, em situações onde é necessário delicadeza, que parece um mero detalhe, porém pode repercutir muito mais com quem emite.

O que fazer para ter comunicação assertiva?

Ter comunicação assertiva acaba sendo uma necessidade em diversos setores profissionais, o gerente de projetos, por exemplo, é alguém que precisa dessa habilidade e competência.

1 – Saiba escutar!

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo professor Albert Mehrabian, no campo da psicologia, 55% das comunicações humanas são realizadas de maneira não verbal.

Isso significa que muitos gestos são realizados, a mudança da expressão corporal e os olhares são recorrentes.

Portanto, é essencial se atentar nesse tipo de sinal para conseguir ser assertivo na comunicação.

2 – Reconheça o momento perfeito

É importante saber qual é a hora certa para conseguir se manifestar.

Embora o que você precisa dizer possua extrema importância, é primordial sentir e saber qual é o momento ideal para expressar aquilo que você tanto deseja.

Em diversas situações, por falta de sensibilidade, é comum acabar se comprometendo e comprometendo outras pessoas com o que fala.

3 – Entenda como ser mediador

Em alguns cenários, amigos e colegas acabam tendo dificuldades para expressar as suas opiniões e conhecimentos, quando você é um bom mediador é possível ajudar na transmissão dessas mensagens.

4 – Tenha o poder da síntese

Para conseguir ter comunicação assertiva, você precisa se atentar aos 3 principais passos:

  • Entender qual é o conteúdo da mensagem que você deseja transmitir;
  • Conhecer bem quem são os ouvintes da sua mensagem;
  • Ter clareza do motivo de sua comunicação.

Levando em consideração esses três passos, você consegue formular melhor qual é a sua mensagem, independentemente se é uma conversa por telefone ou uma troca de e-mail.

A síntese torna a sua mensagem muito mais assertiva.

Outras formas de ter comunicação assertiva

  1. Aprenda a entender o outro;
  2. Esteja sempre atento naquilo que você está dizendo;
  3. Tenha embasamento em tudo aquilo que você está querendo falar;
  4. Busque conhecimento contínuo;
  5. Desenvolver metamodelo de linguagem;
  6. Não deixe que a sua mensagem gere dupla interpretação;
  7. Se posicione em qualquer situação;
  8. Escolha a forma de comunicação ideal.

Os benefícios da comunicação assertiva

Quem se comporta levando em consideração as ideias propostas pela assertividade consegue:

  • Melhorar a autoconfiança e a autoestima;
  • Ganhar mais respeito;
  • Desenvolver cenários em que todos os lados envolvidos se beneficiam;
  • Criar relacionamento baseado em honestidade;
  • Entender e reconhece com eficiência as próprias emoções;
  • Promove melhorias na maneira de comunicar;
  • Obter satisfação em relacionado de trabalho ou pessoal.

Logo, a comunicação assertiva pode ser exatamente o que você está precisando.

Porque a comunicação assertiva funciona?

A comunicação assertiva é essencial em qualquer relacionamento e marca presença, pois funciona.

Entenda que a assertividade sempre irá se basear no respeito entre quem fala e quem escuta, consiste sempre na diplomacia e eficácia.

Consequentemente, ser assertivo demonstra respeito e muita disposição na defesa de interesses e na expressão dos sentimentos.

Não é apenas o que você está falando, ou seja, a mensagem, já que é também como você está dizendo, a comunicação assertiva é sempre carregada de respeito.

Quando você se comunica de forma passiva, ou contrário isso, de forma agressiva, a sua mensagem, seguramente, pode se perder.

As pessoas estarão muito ocupadas com a forma com que você está entregando.

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