Atualmente, saber se comunicar bem é muito importante, seja dentro do ambiente de trabalho, seja para se relacionar com outras pessoas em espaços de lazer, logo, entender o que é comunicação assertiva é essencial.
Provavelmente, você, assim como outras pessoas, acredita que a comunicação assertiva é aquela realizada sem rodeios, diretamente e sem errar, e que justamente por isso ela é eficaz.
Em partes, o seu pensamento sobre esse tipo de comunicação está certo, contudo, o conceito da comunicação assertiva não se relaciona de forma direta com a ideia de certo ou de errado.
A ideia é que não haja dúvidas, que seja sempre bastante clara e segura.
Quer continuar saber sobre esse tipo de comunicação? Prossiga e aprenda mais informações sobre esse o que é comunicação assertiva.
Boa leitura!
Afinal, qual é a definição da comunicação assertiva? Entenda!
De forma geral, a comunicação assertiva é aquela que consegue defender determinado ponto de vista de forma eficaz, levando em consideração o pensamento dos outros e não propagando ofensas.
Esse tipo de comunicação é capaz de transmitir informações de maneira dinâmica, clara e honesta, e que consegue chegar até aquilo que é esperado por quem emite.
A partir da comunicação assertiva é possível definir diálogos abertos entre quem fala e quem escuta, com bastante colaboração entre essas partes.
Estabelece relacionamentos com sucesso.
Esse tipo de comunicação conta tanto com aspectos verbais, assim como também com aspectos não verbais e poderá ser aplicada em esferas pessoais e em esferas profissionais.
Acaba sendo válida, principalmente em momento onde a mensagem é extensa e precisa ser sucinta, ou, em situações onde é necessário delicadeza, que parece um mero detalhe, porém pode repercutir muito mais com quem emite.
O que fazer para ter comunicação assertiva?
Ter comunicação assertiva acaba sendo uma necessidade em diversos setores profissionais, o gerente de projetos, por exemplo, é alguém que precisa dessa habilidade e competência.
1 – Saiba escutar!
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo professor Albert Mehrabian, no campo da psicologia, 55% das comunicações humanas são realizadas de maneira não verbal.
Isso significa que muitos gestos são realizados, a mudança da expressão corporal e os olhares são recorrentes.
Portanto, é essencial se atentar nesse tipo de sinal para conseguir ser assertivo na comunicação.
2 – Reconheça o momento perfeito
É importante saber qual é a hora certa para conseguir se manifestar.
Embora o que você precisa dizer possua extrema importância, é primordial sentir e saber qual é o momento ideal para expressar aquilo que você tanto deseja.
Em diversas situações, por falta de sensibilidade, é comum acabar se comprometendo e comprometendo outras pessoas com o que fala.
3 – Entenda como ser mediador
Em alguns cenários, amigos e colegas acabam tendo dificuldades para expressar as suas opiniões e conhecimentos, quando você é um bom mediador é possível ajudar na transmissão dessas mensagens.
4 – Tenha o poder da síntese
Para conseguir ter comunicação assertiva, você precisa se atentar aos 3 principais passos:
- Entender qual é o conteúdo da mensagem que você deseja transmitir;
- Conhecer bem quem são os ouvintes da sua mensagem;
- Ter clareza do motivo de sua comunicação.
Levando em consideração esses três passos, você consegue formular melhor qual é a sua mensagem, independentemente se é uma conversa por telefone ou uma troca de e-mail.
A síntese torna a sua mensagem muito mais assertiva.
Outras formas de ter comunicação assertiva
- Aprenda a entender o outro;
- Esteja sempre atento naquilo que você está dizendo;
- Tenha embasamento em tudo aquilo que você está querendo falar;
- Busque conhecimento contínuo;
- Desenvolver metamodelo de linguagem;
- Não deixe que a sua mensagem gere dupla interpretação;
- Se posicione em qualquer situação;
- Escolha a forma de comunicação ideal.
Os benefícios da comunicação assertiva
Quem se comporta levando em consideração as ideias propostas pela assertividade consegue:
- Melhorar a autoconfiança e a autoestima;
- Ganhar mais respeito;
- Desenvolver cenários em que todos os lados envolvidos se beneficiam;
- Criar relacionamento baseado em honestidade;
- Entender e reconhece com eficiência as próprias emoções;
- Promove melhorias na maneira de comunicar;
- Obter satisfação em relacionado de trabalho ou pessoal.
Logo, a comunicação assertiva pode ser exatamente o que você está precisando.
Porque a comunicação assertiva funciona?
A comunicação assertiva é essencial em qualquer relacionamento e marca presença, pois funciona.
Entenda que a assertividade sempre irá se basear no respeito entre quem fala e quem escuta, consiste sempre na diplomacia e eficácia.
Consequentemente, ser assertivo demonstra respeito e muita disposição na defesa de interesses e na expressão dos sentimentos.
Não é apenas o que você está falando, ou seja, a mensagem, já que é também como você está dizendo, a comunicação assertiva é sempre carregada de respeito.
Quando você se comunica de forma passiva, ou contrário isso, de forma agressiva, a sua mensagem, seguramente, pode se perder.
As pessoas estarão muito ocupadas com a forma com que você está entregando.
Quer aprender a falar em público, sem se preocupar com a opinião do outro e atingir excelentes resultados?