Não há dúvidas de que a educação dos filhos é uma grande missão na vida de qualquer mãe e pai, certo? Saber como educar é essencial, pois a forma como isso é conduzido que irá influenciar os rumos que cada criança irá tomar.
Justamente por esse motivo, disciplinar e impor limites acaba sendo uma tarefa que exige muita responsabilidade, e, apenas com bastante amor, os pais terão condições de exercer esse papel.
Felizmente, com a Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL, essa missão pode ficar menos complicada, já que esse conceito usa a comunicação verbal e não verbal para melhorar ações e comportamentos.
É um método que ‘instala’ no indivíduos novas maneiras de se comportar, consequentemente é uma ferramenta indispensável para a educação de crianças.
Quer conhecer melhor sobre a PNL? Se atente nesse artigo, pois será explicado como esse conceito pode acabar auxiliando pais na educação dos filhos.
Boa leitura!
Afinal, o que é PNL? Tudo que você precisa saber sobre esse assunto
A Programação Neuroliguística, ou seja, a PNL, é um conjunto de técnicas, conceitos e estratégias usadas tanto para o desenvolvimento pessoal, assim como também para o profissional.
Sua base é a ideia de que o corpo, a mente e a linguagem acabam criando um elo, interagindo de acordo com a percepção que cada indivíduo possui sobre o mundo ao seu redor.
Com a PNL é capaz de permitir a compreensão sobre o funcionamento interno identificando os modelos mentais para que eles possam ser questionados, refletidos e, quando necessário, ressignificados.
Isso significa que a proposta da PNL é alterar a percepção do indivíduo, ou seja, é um conceito que pode ajudar diretamente na educação dos filhos.
Não há questionamento sobre a importância da PNL.
Conexão pais e filhos: como usar técnicas de PNL na educação dos filhos?
Abaixo separamos para você algumas formas de conseguir usar a PNL para disciplinar e impor limites, as técnicas explicadas foram todas baseadas nos estudos de Alicia Eaton.
# 1 – Criando ilusão de escolha
Quando o seu filho possui forte tendências em não realizar aquilo que está sendo solicitado, é necessário criar uma impressão de que a criança pode fazer suas próprias escolhas.
Não diga: “se vista rápido para sairmos”, opte por: “qual cor você deseja vestir hoje, verde ou amarelo?”.
A segunda frase é mais interessante, pois acaba pressupondo que a criança esteja de acordo em se vestir, já que a barreira inicial é rompida.
Outra situação que também pode ser facilitada é o momento da tarefa escolar, você pode dizer: “deseja fazer a lição agora ou após a sua refeição?”.
# 2 – Conexão por meio da reciprocidade
A reciprocidade é uma técnica muito interessante do Rapport , conceito que tem conexão direta com a PNL, que pode ajudar na criação de conexão e na educação dos filhos.
A linguagem é uma maneira excelente para que a criança faça o que está sendo solicitado, quando existe reciprocidade não há erro, pois, desta maneira, você está se colocando no lugar do indivíduo.
Isso possibilita de que a criança se veja no local de fala dos pais.
As seguintes expressões podem criar essa ideia:
- “Eu, assim como você, também gosto de jogar vídeo games, porém, está na hora de dormir”;
- “Assim como eu, você entende que ficará mais fácil terminar a sua tarefa se o seu quarto estiver organizado”.
Isso válida as vontades e as opiniões do seu filho, fazendo com que aumente sua autoestima.
# 3 – Explicando os motivos
Nunca pense que seu filho irá compreender de forma automática porque algumas tarefas precisam ser cumpridas, logo, explicar o motivo por trás do seu pedido é imprescindível.
“As prioridades da criança são sempre opostas às prioridades dos adultos”.
Frases como:
- “É preciso realizar a lição de casa agora, pois iremos sair daqui a pouco”;
- “Você precisa tomar esse remédio para ficar mais forte”.
São maneiras de explicar porque cada coisa precisa ser feita quando está sendo solicitada.
# 4 – Deixe claro o que precisa ser realizado
Evite dize frases contraproducentes, como:
- “Não faça bagunça na sala”;
- “Quantas vezes vou ter que dizer para você comer corretamente?”.
É comum que essas falas criem um círculo vicioso de reclamações.
De acordo com as ideias da PNL, para a educação dos filhos é necessário evitar usar linguagem cujo tom é negativo quando a conversa é com uma criança.
A solução é optar por frases cuja linguagem é positiva: “vamos organizar a sala, colocando os brinquedos em seu lugar” ou “está na hora de nos vestirmos para chegarmos mais cedo na escola”.
Outras formas de conseguir aplicar a PNL na educação dos filhos
- Agradeça a criança antes mesmo do seu pedido ser atendido;
- Sempre comece os diálogos usando palavras de atenção, como: “veja”, “pense” e “escute”;
- Induza sempre atitudes positivas;
- Auxilie sua criança no processo de parar dizer a frase: “não consigo”;
- Demostre a certeza de que o desejo da criança será atendido”.
Viu só como a conexão de pais e filhos pode ser criada?