A PNL (Programação Neurolinguística) tem variadas técnicas que são aplicadas para que você tenha o melhor resultado em todos os âmbitos de sua vida.
Uma delas é a técnica de ancoragem. Ela é utilizada para que você faça uma ressignificação de traumas, transforme ou acabe com crenças limitantes e adquira novos hábitos positivos.
Crenças limitantes são pensamentos e opiniões que são formadas ao longo de sua vida e são aceitas como verdadeiras. Algumas dessas crenças possuem efeito negativo em seus pensamentos e ações.
Uma crença limitante negativa pode ser “eu não sou capaz de fazer isso”, por exemplo. Através da ancoragem tais crenças são modificadas ou anuladas.
Entendendo a ancoragem na PNL
As âncoras na PNL são utilizadas para criar ou modificar uma reação para determinados acontecimentos. Elas só são ativadas em determinados casos por você, geralmente quando seu padrão de pensamentos está negativo e isso está afetando seu ânimo.
Elas são como âncoras de embarcações marítimas, que são acionadas em casos específicos para deixar as embarcações paradas.
Quando você muda seu padrão de pensamentos constantemente o cérebro cria o hábito de pensar positivamente.
As chamadas âncoras na PNL funcionam com gatilhos para levar você a uma memória ou uma associação positiva para transformar os pensamentos e o humor.
Através da técnica de ancoragem, uma vez que você não tem mais sentimentos negativos, seu estado de emoções também é modificado.
Entendendo melhor a psicologia por trás dos pensamentos negativos
Os pensamentos negativos que sua mente repete são baseados em suas crenças limitantes. Eles são denominados pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) como pensamentos disfuncionais ou pensamentos automáticos.
Um artigo publicado pela Universidade Braz Cuba em 2002 estudou a mudança de pensamentos disfuncionais e automáticos em mulheres com depressão.
O estudo buscou a efetividade do tratamento de transformação dos pensamentos para promover a melhora do estado deprimido.
A eficácia da melhora no tratamento das pacientes foi comprovada. Ocorreu um resultado rápido que teve efeito no alívio dos sintomas da depressão, em tomada de decisões mais saudável pelas mulheres e mais eficácia na resolução dos problemas em suas vidas.
Os pensamentos negativos e a ancoragem da PNL
Você pode criar âncoras positivas para mudar seus pensamentos e sentimentos em um momento difícil. Assim você vai tomar decisões mais saudáveis perante os conflitos da vida.
Através da ancoragem da PNL é possível criar âncoras positivas que consequentemente deixam você em um melhor estado emocional.
Dessa forma você pode passar por adversidades e ainda manter a tranquilidade, além de tomar melhores decisões e manter o equilibro mental e emocional.
Por isso, o estudo da PNL ou um profissional de PNL é essencial para ajudar você a passar de forma saudável pelos momentos difíceis.
Como criar âncoras na PNL
Antes de tudo, vale ressaltar que sua âncora precisa ser exclusiva e marcante para você obter resultado com ela.
Você tem a capacidade de criar âncoras positivas para alcançar resultados mais produtivos em sua vida. Você tem duas opções:
- Criar uma âncora natural. Ela é geralmente uma memória boa de um acontecimento em sua vida.
- Criar uma âncora através da associação. Isso significa associar uma música ou um local a pensamentos bons. Também há outras formas de associação. Você pode escolher a melhor associação que funciona com você.
As características que suas âncoras precisam para serem eficazes
As âncoras que você definiu precisam ter algumas características para funcionar quando forem acionadas. Confira o que suas âncoras precisam ser:
- A âncora precisa ser de fácil repetição para você repassar facilmente em sua mente. Além disso, a âncora também precisa ser distinta e criar um gatilho emocional para criar pensamentos e sentimentos positivos. Sua âncora também precisa ser única. Isso significa que ela não pode ser acionada por acidente ou sem motivo.
- A âncora deve ser ligada a um estado emocional que é claro para você e facilmente revivido através de sua ativação.
- A âncora precisa ser escolhida de uma memória ou associação em que o sentimento positivo esteja maximizado. Isso garante que ela vai funcionar com totalidade. A âncora pode durar até 10 segundos.
Como aplicar a ancoragem em sua vida
Depois de escolher sua âncoras e se certificar que elas têm as características necessárias, você pode aplicar a ancoragem em sua vida.
Confira os passos para acionar efetivamente uma âncora:
1. Pense em sua âncora. Seja ela uma memória ou uma associação. Pense e sinta tudo de bom que sua âncora proporciona.
2. Tenha em mente um gatilho para acionar a âncora.
3. Pare o processo.
4. Teste agora a âncora quando você disparar o gatilho. Entenda se os seus pensamentos e sentimentos mudam quando você usa sua âncora.
5. Repita o procedimento de 1 a 3 vezes para a âncora ficar mais forte.
Você está pronto para utilizar a ancoragem em sua vida
Você pode passar por todo o processo de escolher as âncoras e fazê-las obter o resultado desejado através de um profissional de PNL para ajudar você ou estudar PNL a fundo de maneira autodidata.
Vale lembrar que a âncora só deve ser acionada quando for preciso. Ou seja, em momentos que você quer mudar seu fluxo de pensamentos negativos e sentimentos infrutíferos.