Crenças limitantes, na PNL, são crenças ou decisões que você toma sobre si mesmo e/ou uma visão de mundo que limita a maneira como você vive.
As crenças limitantes impedem que você seja, tenha ou faça algo que deseja ser, ter ou fazer no futuro.
São verdadeiras ervas daninhas que crescem ao longo do tempo criando bloqueio emocional e impedindo sua total realização pessoal, social e profissional.
Nesse artigo falaremos um pouco mais sobre as crenças limitantes, o que são elas e como superá-las com a PNL.
Crenças limitantes: O que são?
Uma crença limitante é uma visão limitada que tem sobre si mesmo, outras pessoas e o mundo em geral. Você cria um padrão de pensamento sobre algo e vive sob ele, criando um bloqueio que o impede de ser, fazer ou ter algo diferente no futuro.
Alguns exemplos de crenças limitantes:
- Pessoas que têm dinheiro são más, gananciosas;
- Porque já fui traído antes, não devo mais confiar em ninguém;
- Por não ter amor na infância, não sou capaz de dar e receber amos em minha vida;
- Como não tive uma boa educação, não consigo a carreira dos sonhos;
- Mulheres não podem ter uma carreira de sucesso;
- Sou muito velho, não consigo aprender uma coisa nova.
Independente do conteúdo da crença limitante, ela é uma reação de causa e efeito que, inconscientemente, nos impede de alcançar nossos objetivos e geram em nós um comportamento autodestrutivo e autolimitado.
A importância de vencer e desbloquear crenças limitantes
Em grandes homens e mulheres de sucesso, ao analisar suas histórias, você percebe um padrão em todos eles:
Além de possuir uma mentalidade mais positiva, eles foram capazes de superar quaisquer crenças limitantes que podiam ter sobre as situações que enfrentaram e as metas que desejavam alcançar.
Na PNL, o que nós pensamos e dizemos sobre nós mesmos é o que seremos. Nosso mindset está diretamente ligado ao nosso comportamento.
Quando acreditamos em coisas que nos limitam e nos impedem de almejar os nossos objetivos, automaticamente nossa linguagem, nossa comunicação, nosso comportamento atua de forma auto sabotadora.
Grande parte das nossas crenças limitantes advêm da nossa educação, do ambiente familiar em que vivemos e das experiências que passamos.
Foram estímulos que recebemos repetitivamente e aprendemos a criar um conjunto, um padrão, de reações àqueles determinados estímulos.
E, com isso, criamos uma visão sobre nós mesmos e sobre o mundo que não condiz com a verdade, nos impedindo de sermos felizes, realizados e nos desenvolvermos em todos os âmbitos: pessoais, sociais e profissionais.
É como uma prisão perpétua que inconscientemente governa nossas vidas.
Por que as crenças limitantes são prejudiciais?
As crenças limitantes não apenas podem fazer nossos sonhos irem por água a baixo, mas como pode trazer problemas sérios para o nosso cotidiano: como falta de produtividade, vícios, fobias, ansiedade e até depressão.
Além disso, se não forem desbloqueadas, as crenças limitantes tendem a:
- Reduzir nossas aspirações e objetivos a curto e médio prazo;
- Gerar padrões de autossabotagem: você pode se envolver em situações autodestrutivas e desgastantes, por achar que não merece o sucesso e a felicidade;
- Aumenta a preguiça e a procrastinação: se torna muito mais fácil adiar uma tarefa importante se você não acredita que terá êxito com a mesma. Se, no fundo, você acredita que não é capaz de crescer, de se desenvolver, vai ser bem mais fácil jogar tudo para o alto e procrastinar nas redes sociais, por exemplo;
- Drena sua energia: você fica emocionalmente em conflito, você tem aspirações, mas sua mente diz que você não é capaz, criando uma luta interna sem fim. Além de trazer desânimo, é muito desgastante e cansativo.
Desbloqueando crenças limitantes com a PNL
É possível reconhecer e superar crenças limitantes com a PNL. Através do metamodelo é possível reconhecer suas crenças limitantes e, através da reesignificação, mudá-las.
Além disso, você pode adotar algumas práticas que irão ajudar a remover/reduzir o impacto das crenças limitantes. São elas:
- Procure contra-exemplos: Pergunte a si mesmo: “onde ou quando essa crença foi verdadeira para mim ou para outra pessoa?’”. Encontre contra-exemplos suficientes para superar essa crença.
- Verifique sua realidade: Às vezes fazemos suposições falsas a respeito de nós mesmos e acreditamos nelas. É importante se perguntar: “Como posso saber se essa crença é verdadeira?” ou “Como sei que essa crença não é falsa?”.
- Aumente suas capacidades: Pode ser que suas crenças limitantes resultem da falta de habilidades. Ao aprendê-las, suas crenças podem mudar.
- Use a mentalidade para o sucesso: Você é a causa! Você faz acontecer! Se lembrar disso constantemente é muito importante.
- Lembre que você já mudou de opinião antes: Todos nós, algum dia já acreditamos que não conseguiríamos fazer algo, mas depois descobrimos que conseguimos. Agora, conte quantas vezes isso já aconteceu com você. Viu? Essa crença limitante atual pode ser simplesmente outra crença que está atingindo sua data de validade.
Reprograme a sua mente para o sucesso!