You are currently viewing Como Conseguir a Atenção das Pessoas?

Como Conseguir a Atenção das Pessoas?

A dificuldade em se expressar verbalmente em público, está diretamente ligada ao nosso receio em se fazer compreender, bem como prender a atenção das pessoas. Para isso, é fundamental que sejamos sucintos, objetivos e claros. É essencial que saibamos despertar a curiosidade do público em questão, e o mais importante, ter poder de persuasão.

Jamais esqueça que sua imagem é de suma importância, para isso, é necessário que fiquemos atentos para essa vertente, pois, uma vez que não esteja em consonância ao restante, sua credibilidade poderá ser posta à prova. 

Para que seja possível prender a atenção de alguém para algo, ou alguma situação, é necessário saber: o que é a atenção?

Veja bem, atenção é um estado de consciência que se materializa nas pessoas através da sua concentração mental. Essa concentração ocorre sobre um determinado objeto, assunto ou pessoa.

Diante desse impasse, a oratória vem sendo uma ferramenta extremamente eficaz, pois se trata da arte da comunicação humana, a arte do bem falar, abrangendo o uso da linguagem verbal e corporal.

Para tanto, é de suma importância que esteja claro para o comunicador, que existe um conjunto de fatores envolvendo a boa comunicação, e vai além de saber simplesmente falar em público ou dispor de uma excelente fluência verbal.

É fundamental que o orador ou comunicador, além de falar de forma clara, espontânea e objetiva, saiba trabalhar também sua linguagem corporal, e tenha claramente qual é a ideia que deseja manifestar ao público. Vale lembrar que interagir com a plateia é imprescindível.

Assim sendo, é essencial que a informação da mensagem, seja muito bem estruturada, afim de não permitir que a audiência se perca, ou que o público absorva uma informação deturpada, contrária ao que realmente deseja transmitir.

É evidente, que apenas o talento nato não é fundamental para tornar-se um comunicador de excelência, temos em nossa história, alguns nomes que se destacaram na aplicabilidade e aperfeiçoamento da oratória, como: Aristóteles, Winston Churchill e Barack Obama, o último reconhecido pela mídia mundial, por ter um poder de persuasão excelente, além de uma comunicação imensurável, pois faz uso de palavras claras e objetivas, além de comunicar-se constantemente através de expressões corporais, não permitindo a dispersão do seu público para outros assuntos, tornando-se assim, referência para o mundo da oratória.

A Oratória leva um tempo, mas é um tempo bem empregado. Para tornar-se um bom orador, é necessário conhecer o seu público, adequando seu texto de forma personificada, ou seja, não é interessante que os termos usados em uma palestra para políticos, sejam os mesmos usados para um núcleo de alunos pré-vestibulandos, ainda que o assunto seja o mesmo, pois as palavras não prenderão da mesma forma os dois públicos, se não forem readequadas à ambos.

É substancial a interação com os ouvintes, ter essa sensibilidade mostrando-se solícito e firmando um compromisso com todos, desde o início de sua apresentação, para que eles saibam que poderão indagar e agir mutuamente durante o processo, dando-lhes autonomia e a devida importância pela sua  participação. 

Para ser compreendido, evite vícios de linguagem, pois empobrece o texto e essa pausa ocasionada através desses vícios, não se torna benéfico à sua oratória. Essas palavras corriqueiras, mas que para você fazem uma ligação, não têm a necessidade de estarem presentes em seu vocabulário, portanto policiar-se e adequar-se é necessário.

E por fim, lembre-se de manter o contato visual, pois dará um teor de credibilidade, empatia e envolvimento da plateia. Estas são algumas dicas de suma importância para o sucesso na Oratória, agora a palavra é com você, BOA SORTE!

Conheça nosso curso online “Oratória com Técnicas em PNL”

Deixe um comentário