You are currently viewing A Modelagem na PNL

A Modelagem na PNL

A modelagem é uma disciplina tão importante da Programação Neurolinguística, que, na verdade, foi a que deu origem ao campo de estudo.

Ao entender a modelagem, todo o estudo de Programação Neurolinguística fará mais sentido para você. Se você ler todo este post, com certeza terá descoberto 99% da sistemática da PNL.

Quando bem aplicada, a modelagem se releva um poderoso método de desenvolvimento pessoal e comportamental e de alta performance, em qualquer área da sua vida.

Modelagem na PNL: Explicação

Mudar seu próprio comportamento e superar crenças limitantes não é uma tarefa simples. Exige bastante autoconhecimento, treino, prática e dedicação.

Além disso, exige que nós mudemos nossas referências e parâmetros que utilizamos para criar padrões e tomar decisões comportamentais.

Ao ter pessoas que possuem comportamentos positivos que desejamos e uma história de sucesso como referências, podemos entender e “copiar” suas crenças, seu comportamento e suas estratégias, reproduzindo-as em nossas vidas.

E é exatamente isso que define técnica de modelagem. Ter pessoas como modelo, estuda-las, e reproduzir crenças e comportamentos que podem nos auxiliar a alcançar nossos objetivos.

Ao ter um modelo, você se faz algumas perguntas como:

  • “Como as pessoas bem-sucedidas conseguem seus resultados?”
  • “Quais são as crenças e comportamentos das pessoas de sucesso?”
  • “O que as diferencia das pessoas não bem-sucedidas?”
  • “Qual característica dela faz a diferença?

Com essas respostas, você consegue analisar e copiar os métodos eficazes de pessoas que já obtiveram sucesso naquilo que você quer fazer.

Ou seja: só escute o conselho de vencedores! /Se há pessoas que não atingiram os resultados que você deseja dando palpites, não as escute, você pode acabar gerando crenças limitantes e atrapalhar todo o processo.

Como a modelagem na PNL é diferente

A Modelagem de PNL é extremamente eficiente e recompensadora porque alavanca em nós as habilidades de aprendizagem comportamental que todos nós um dia já usamos: quando crianças.

Quando pequenos, para desenvolver nossas primeiras habilidades, o que fizemos? Observamos, copiamos e aprendemos.

Ao ficarmos adultos, a maioria de nós perde o acesso a essas habilidades. Porém, com a modelagem na PNL podemos trazer a capacidade de aprendizado por observação de volta para alcançarmos nossos objetivos.

O objetivo da modelagem é encontrar alguém que seja realmente bom naquilo que você almeja, observar e imitar essa pessoa como uma criança.

Após se tornar tão bom quanto essa pessoa, você começa a descobrir quais estratégias você está usando e como está fazendo funcionar, para poder ensinar essa habilidade a outras pessoas.

Como fazer modelagem na PNL

São 6 etapas principais que você pode aplicar na modelagem de PNL:

  1. Identificar um modelo;
  2. Assimilar seus padrões de comportamento inconscientemente;
  3. Produzir resultados semelhantes ao do modelo;
  4. Limpar o padrão;
  5. Codificar o modelo;
  6. Passar adiante.

Vamos explicar um pouco mais sobre cada etapa.

Identificar um modelo

Nessa etapa é preciso escolher uma pessoa modelo de alto desempenho.

Um dos maiores critérios aqui é: escolher alguém que produza resultados excepcionais ou resultados consistentes.

Assimilar seus padrões de comportamento inconscientemente

Aqui você irá precisar realmente se colocar no lugar do seu modelo excepcional, através de repetidas imitações e prática, absorvendo inconscientemente os seus padrões de comportamento.

Não tente descobrir o que ele está fazendo nesse momento, apenas faça. Copie-o!

Produzir resultados semelhantes ao do modelo

Você sabe que conseguiu assimilar inconscientemente os padrões de comportamento da pessoa modelo quando produziu resultados semelhantes em aproximadamente o mesmo período de tempo.

Porém, dependendo do projeto de modelagem, esse processo pode levar dias, semanas, meses, e até anos.

Quanto mais complexa a habilidade que você está trabalhado para adquirir, mais lento pode ser o processo.

Limpar o padrão

Nesse momento é a hora de analisar conscientemente o comportamento da pessoa modelo e identificar quais partes do seu comportamento não serão necessárias para produzir resultados excepcionais.

Depois de demonstrar que absorveu o padrão e está atingindo excelentes resultados, você começa a testar o que precisa ser incluído no seu novo padrão de comportamento e o que pode ser excluído.

Codificar o modelo

Após limpar o padrão, é a etapa de descobrir o que está acontecendo e criar uma descrição do que você e a pessoa modelo estão fazendo.

Descreva de uma forma detalhada, de forma que qualquer pessoa verdadeiramente comprometida em dominar esse padrão possa fazer.

Passar adiante

A etapa final é ensinar o padrão aprendido para outra pessoal.

Aqui, você utiliza o modelo criado na etapa 5 e o transfere para outra pessoa.

Você pode considerar o projeto bem-sucedido de a pessoa que receber o modelo puder produzir resultados semelhantes aos seus e o da pessoa destaque, desde que ela esteja realmente comprometida a fazê-lo e não tenha nenhuma limitação biológica que a impeça.

Resumindo: As fases da modelagem PNL

São 3 as fases da modelagem que resumem tudo que explicamos até agora:

  • A captação inconsciente de padronização a ser modelada: escolha alguém que se destaque em algum campo ou atividade e imite suas crenças e comportamento;
  • Codificação eficaz dos padrões assimilados: modele essa pessoa para criar um modelo explícito de como ela produz seus resultados excepcionais, codificando o modelo;
  • Instalação eficaz dos padrões codificados: instale o modelo em outros, você tem que ser capaz de transferi-lo.

Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários e ajude-nos a melhorar ainda mais a qualidade dos nossos conteúdos.

Deixe um comentário