You are currently viewing Tom de Voz na Comunicação

Tom de Voz na Comunicação

A arte de comunicar-se bem, é imprescindível em qualquer relação, quer seja pessoal ou profissional. A boa comunicação abrange diversos aspectos que notoriamente são fundamentais para quem busca a excelência em comunicação. O uso adequado das palavras,  a clareza das informações e a forma correta de se posicionar perante o público, fazem toda a diferença no resultado de uma apresentação.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a entonação vocal, é um elemento fundamental para uma comunicação eficiente e de qualidade. Pesquisas revelam que o tom de voz equivale a 38% do sucesso na comunicação.  

A entonação vocal está atrelada a forma como as pessoas nos veem, pois consequentemente transmitimos uma imagem, positiva ou não,  através de como nos comunicamos.

Especialistas em Comunicação e também em Psicologia, afirmam que é possível identificar características como: liderança, sociabilidade, autonomia, passividade ou até mesmo timidez e insegurança, tão somente pela entonação da voz.  

O tom de voz revela as emoções das pessoas, é possível por exemplo, perceber o medo e o nervosismo de alguém através da voz, da mesma forma que se pode detectar a segurança e a firmeza.

A escola de negócios Duke University, situada na Carolina do Norte EUA, fez um estudo no ano de 2013, com mais de 800 líderes, onde relata que executivos com vozes mais graves, são donos dos salários mais altos.

Por outro lado, os timbres estridentes costumam causar desconforto e incômodo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Educação Continuada – CPDEC.

Dessa forma, é possível detectar por meio da entonação vocal quando o comunicador está sugerindo algo, impondo, fazendo objeções ou sendo amigável. Tornar uma conversa produtiva e eficaz vai depender do tom de voz utilizado e da forma como são apresentados tais argumentos.

Para contribuir ainda mais nesse assunto, preparamos algumas dicas importantes de Oratória:

  • Tenha cuidado ao adequar a entonação da voz para cada ocasião, pois ela diz muito sobre você e faz com que o seu público fique ou não atento a sua apresentação. Tons baixos poderão causar sonolência, por outro lado, tons muito altos gera irritabilidade;
  • Manter uma respiração equilibrada fará com que a entonação de voz e a boa dicção seja utilizada a seu favor;
  • Evite gritar para chamar a atenção, ainda que o ambiente seja barulhento; falar aos berros causa um certo bloqueio para quem recebe a mensagem;  
  • Saiba se portar, pois manter uma postura adequada fará com que o seu timbre de voz transpareça segurança e confiança. Desse modo, ficará mais fácil do interlocutor receber e aceitar a mensagem transmitida;
  • Procure manter uma constância na fala, pois, falar rápido ou devagar demais, faz com que as pessoas percam o interesse, no assunto, prejudicando a compreensão da mensagem;
  • Tenha domínio do assunto e demostre segurança na sua apresentação, assim a comunicação fluirá de forma natural e confiante.

Por fim, para você torna-se um excelente comunicador, pratique as técnicas de Oratória, amplie o seu conhecimento nessa área e aproveite todas as oportunidades para falar em público, pois somente a prática nos leva à excelência!

E lembre-se: “O orador não nasce pronto, ele se constrói”.

Conheça nosso curso online “Oratória com Técnicas em PNL”

Deixe um comentário