Você sabia que a PNL (Programação Neurolinguística) pode ajudar você a potencializar sua aprendizagem?
Através da PNL é possível obter controle sobre pensamentos, sentimentos e hábitos de comportamento. Dessa forma você pode fazer uma reprogramação mental com o objetivo aumentar sua performance na aprendizagem.
Geralmente, com a aplicação do PNL você aprende com mais facilidade e rapidez.
Todo novo aprendizado passa por quatro estágios. Entenda mais cada um deles e como utilizar a PNL a seu favor na aprendizagem.
Quais são os quatros estágios da aprendizagem
Como já foi dito, qualquer novo aprendizado que você tenha passa por quatro estágios. São eles:
1- Incompetência inconsciente
2- Incompetência consciente
3- Competência consciente
4- Competência inconsciente
Portanto, é essencial que você aprenda sobre cada estágio para aplicar PNL na aprendizagem.
Incompetência inconsciente
Essa fase é caracterizada por você não saber que não sabe. Isso significa que você não tem noção de que precisa aprender alguma coisa. Você também não entende a importância de aprender o desconhecido.
A partir do momento que você entende que precisa aprender algo novo, você passa para o segundo estágio da aprendizagem. Você começa a dar valor para aquele aprendizado.
Incompetência consciente
Nesse segundo estágio você passa a entender que precisa do novo aprendizado. Você ainda não aprendeu, mas já fica disposto a aprender.
Segundo a PNL esse é o estágio mais difícil. Isso acontece porque você vai começar o processo de aprendizagem e vai errar muito no começo. O processo vai parecer difícil.
Esse é o estágio de maior desistência. No entanto, errar faz parte do processo de aprendizagem. Não desista diante de suas falhas. No próximo estágio você já vai se sentir mais seguro.
Competência consciente
O estudo “Preparing for Future Learning with a Tangible User Interface: The Case of Neuroscience” (“Preparando-se para a aprendizagem futura com uma interface tangível para o usuário: o caso da neurociência”) realizado em 2013 pela Faculdade de Educação de Stanford, mostrou que a aprendizagem de algo novo com atividades práticas é muito mais efetivo.
Nesse momento você já sabe realizar a nova habilidade, mas ainda precisa de prática. Você realiza a atividade de modo mecânico porque o conhecimento ainda não está totalmente enraizado.
No entanto, a inexperiência dá lugar ao começo da aprendizagem em si. Você já consegue alguns resultados positivos. Dessa maneira você fica mais motivado.
Mesmo que você cometa um erro, você já sabe o que fazer para consertá-lo ou ao menos entende que é possível acertar. Você ainda está praticando sua nova habilidade.
Competência inconsciente
Essa com certeza é a fase de comemoração. Você já praticou tanto que agora a sua nova habilidade é feita de maneira perfeita.
Você já tem tanto domínio que já pode moldar ou adaptar o novo aprendizado para outros contextos.
Você executa a nova habilidade sem pensar antes e sem medo de errar. Você praticou tanto que já interiorizou o novo aprendizado. Nesse momento você realmente aprendeu.
Como potencializar a aprendizagem com PNL
Através da PNL é possível aprender como aprender. Para isso você pode seguir quatro passos que vão facilitar sua aprendizagem.
1 – Você deve reconhecer que precisa aprender uma nova habilidade. Dessa forma você já está no estágio da incompetência consciente e preparado para a aprendizagem.
2 – Você pode encontrar alguém para ensinar a você a nova habilidade. Outra opção é aprender de forma autodidata.
3 – No terceiro passovocê devemanter uma atitude positiva perante o aprendizado novo. Esse é um dos maiores desafios no estágio da incompetência consciente. Manter uma disposição emocional positiva ajuda a lembrar você que isso faz parte do processo de aprendizagem.
4 – Aqui você deve praticar ao máximo a nova habilidade. Já foi provado no estudo citado acima que com a prática a eficácia do aprendizado em 30% comparado a quem apenas estuda o conteúdo.
Entenda seu estilo de aprendizagem
Outro fator importante para considerar quando você vai aprender algo novo é seu estilo de aprendizagem. Cada pessoa aprende melhor de diferentes modos.
De acordo com a PNL existem quatro sistemas operacionais de aprendizado.
Um sistema operacional é responsável pela codificação de informações do meio externo através dos cinco sentidos. Ou seja, é a forma que cada um aprende melhor: de modo digital, auditivo, cinestésico ou visual.
O aluno digital
O indivíduo digital aprende quando ouve. Ele faz muitos questionamentos e aprende com maior volume de informações. Quem aprende melhor com o sistema digital gosta de entender se as explicações fazem sentido.
Para o indivíduo digital é melhor que tenham muitas informações de diferentes fontes sobre o assunto. Além disso, o aluno digital também gosta de explorar as informações por conta própria.
O aluno cinestésico
O indivíduo cinestésico aprende muito melhor o conteúdo quando ele coloca em prática. Ele não gosta de ficar parado sem muita ação. O aluno cinestésico se dá melhor com atividades manuais ou construindo um projeto.
O aluno auditivo
O indivíduo auditivo aprende através da audição. Ele aprende quando escuta e tem um vocabulário muito amplo. O aluno auditivo também se expressa objetivamente. Para esse tipo de aluno são indicados materiais de áudio para que ele aprenda com excelência.
O aluno visual
O indivíduo visual utiliza a visão como seu melhor companheiro para o aprendizado. Ele coleta informações e imagens. A memória dele é ótima para imagens e o som não tem muita eficácia para o aprendizado do aluno visual. Geralmente ele gosta de estudar sozinho. Uma boa metodologia para o aluno visual são vídeos explicativos.
Você já aprendeu a aprender com a PNL
Você já aprendeu os quatros estágios da aprendizagem e como utilizar a PNL a seu favor para aprender uma habilidade nova. Além disso, você pode descobrir seu sistema representacional e aprender como sua mente absorve melhor as informações.
É hora de colocar tudo em prática e aprender tudo que você quer de maneira rápida e eficaz.