You are currently viewing A Importância da Oratória para a Gestão de Imagem e Carreira

A Importância da Oratória para a Gestão de Imagem e Carreira

Todos nós vemos e percebemos que aqueles que conseguem se expressar bem, tem uma boa postura e uma ótima oratória, conseguem se destacar em qualquer âmbito, seja social ou profissional.

Muitas pessoas que não possuem um currículo muito expressivo e bastante capacitação, por exemplo, conseguem se dar melhor profissionalmente por saber expressar suas ideias e qualificações de forma clara e convincente.

Do contrário, pessoas super qualificadas perdem oportunidades por não saber expor suas ideias e se apresentar de forma adequada em entrevistas de emprego ou apresentações de negócio.

Neste artigo explicaremos melhor a importância da oratória para a gestão de imagem e carreira e como desenvolver as habilidades de linguagem e comunicação.

O medo de falar em público e a vida profissional

Segundo dados da pesquisa de 2014 da Chapman University, o medo de falar em público foi a maior fobia dos entrevistados. 25,3% deles disseram ter medo de falar na frente da multidão.

E embora não seja uma fobia, muitos de nós também evitam falar em público, se sentem muito nervosos ou incomodados de falar em frente a muitas pessoas.

Porém, em contrapartida, uma pesquisa americana com mais de 600 empregadores em 2014 descobriu que uma das habilidades que os recrutadores mais procuram é a comunicação oral e habilidades de apresentação.

Ou seja, nosso medo de falar em público, nossa incapacidade de nos expressar bem e falta de oratória pode nos prejudicar profissionalmente, impedindo até um avanço significativo em nossa carreira.

Por que os empregadores valorizam tanto as habilidades de falar em público?

A arte de falar em público não entra em cena somente em seminários, palestras ou eventos do gênero., mas também em apresentações profissionais e treinamentos, por exemplo.

Um bom orador consegue adicionar fascínio a uma proposta que, apresentado de outra forma se tornaria medíocre.

Essa habilidade é extremamente útil para fechar negócios, apresentar produtos, treinar funcionários iniciantes e conduzir reuniões: atividades que, na maioria dos cargos de destaque nas empresas, precisam ser feitas.

Você não nasce um bom orador, você se torna um bom orador

Claro que algumas pessoas nascem com habilidades comunicativas mais afloradas e possuem uma personalidade mais cativante naturalmente.

Porém, ser um bom orador não é de nascença, você aprende essa habilidade, pratica e, com o tempo, a domina.

Então, a desculpa de “sou tímido, não é do meu tipo falar em público, prefiro trabalhar nos bastidores” não é mais aceita atualmente.

Falar em público não é mais opcional em sua vida, é profissional.

Segundo Harvey Coleman, consultor de negócios e autor influente de Empowering Yourself, há três fatores-chave para o sucesso da carreira profissional: exposição (60%), imagem (30%) e desempenho (10%).

É uma habilidade empresarial que deve ser aprendida e praticada como qualquer outra habilidade. Hoje, a comunicação de um para um nas empresas está muito quente. Tudo requer uma apresentação, e você precisa estar preparado.

Não muito no Brasil, ainda, mas em outros países, muitas entrevistas de emprego, principalmente para nível sênior, exigem uma apresentação durante a entrevista.

A PNL e o desenvolvimento de uma boa oratória

Com o auxílio de um treinamento em PNL, você se concentra e estuda a estrutura de linguagem e padrões de comportamento dos indivíduos.

Com isso, é possível superar suas crenças limitantes que podem estar gerando bloqueios emocionais, medo e ansiedade ao falar em público.

As maiores crenças limitantes que impedem um profissional de ser orador são algumas do gênero: “e se eu for um desastre?”, “e se eu falhar?” e “se não gostarem de mim?”.

Uma das maiores dicas é, lembre-se: mude o foco! Não é sobre você, é sobre o público. É importante que a mensagem chegue com clareza ao público, se gostarem de você é apenas um bônus.

Outras dicas para desenvolver uma boa oratória e apresentar um bom discurso

  • Mantenha a postura ereta, ombros para trás e cabeça erguida;
  • Respire profundamente e fale pausadamente, articule bem as palavras;
  • Utilize linguagem corporal para cativar a atenção do público. Utilize tons de voz diferentes para expressar emoções, faça expressões faciais e se movimente.
  • Crie slides no power point para os pontos mais importantes da apresentação;
  • Faça contato visual com o público;
  • Organize um fluxo lógico para o discurso;
  • Estude bastante o que você irá apresentar. Não decore, aprenda!
  • Conte pequenas histórias para ilustrar pontos;
  • Faça a abertura da sua apresentação com uma pergunta, uma reflexão, crie uma identificação ou utilize uma pequena dose de humor, para “quebrar o gelo” e diminuir a ansiedade;
  • Prepare exemplos relevantes para a experiência do público;
  • Forneça evidências convincentes que afirmem suas ideias;
  • Ensaie antes a apresentação, imaginando o local no qual você discursará, e revise pontos difíceis;
  • Cuidado com o tempo! Apresentações muito longas cansam e tiram a atenção do público de você. Não enrole, seja direto e claro!

Quer aprender como falar em público, sem se preocupar com a opinião do outro e atingir excelentes resultados?

Começa o curso Oratória com Técnicas de PNL, é um método que ensina como alcançar a excelência na comunicação.

Através da PNL é possível controlar os sentimentos internos que são gerados com essa exposição como: vergonha, preocupação, branco, vermelhidão, tremedeira e muitos outros…

Além de várias técnicas que irão te auxiliar a ser um excelente comunicador, o curso ainda conta com gatilhos mentais positivos que irão te levar ao tão sonhado resultado que deseja!

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA ISSO?

Deixe um comentário