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Rapport, Empatia e Sintonia

Rapport é um termo que vem da França, a ideia dessa palavra ainda não é popular, mas, aos poucos, esse conceito está ganhando cada vez mais espaço, principalmente dentro do setor de vendas.

O significado de Rapport pode ser resumido em “desenvolver relações”, vem da psicologia e é bastante usado na hora de nomear o método de criar relacionamento e ligação de empatia entre indivíduos.

O objetivo é que duas pessoas fiquem na mesma sintonia, o Rapport na prática implica na quebra de resistência da comunicação entre seres humanos.

Justamente por esse motivo, que as pessoas estão buscando conhecer mais sobre esse conceito.

Quer entender melhor sobre esse assunto, não é mesmo? Acompanhe o artigo.

Boa leitura!

Afinal, o que é Rapport? Conheça melhor sobre essa ideia

Sabe aquele momento que você está conversando com uma pessoa e conclui que o “santo bateu” de forma rápida, quase instantânea? Já sentiu confiança, reciprocidade, empatia, conexão e cooperação em uma conversa?

A ideia por trás do Rapport acaba englobando tudo isso.

“O Rapport é quando você acaba entrando em síncrona com outra pessoa, quando existe interesse mútuo entre os indivíduos, quando há uma sintonia”.

Ou seja, o Rapport é a arte de encantar as pessoas.

Saiba que esse tipo de conceito não surgiu do nada, já que a ideia principal surgiu de estudos psicológicos na área de Programação Neurolinguística, cuja a sigla é PNL.

O que é PNL? Entenda!

Nos Estados Unidos, na década de 1970, John Grinder e Richard Bandler foram responsáveis por criar um estudo em relação aos processos de linguagem e neurológicos.

O objeto de estudo era a forma como as emoções conseguiam guiar as ações do homem, segundo a experiência de cada indivíduo.

A conclusão dos pesquisadores foi que antes que uma pessoa decida algo, ocorre um processo mental, e, que o padrão desse processo pode ser modificado para que determinado objetivo seja atingido.

Isso significa que eles chegaram a ideia de que uma pessoa pode ser influenciada até chegar em uma determinada decisão, portanto, você pode influenciar alguém.

Influenciar indivíduos é ligado diretamente com a ideia de gerar empatia, sintonia e confiança.

Toda essa ideia pode ser relacionada diretamente com o Rapport.

O Rapport na prática: como usar a arte de encartar pessoas? Descubra!

Há diferentes maneiras de usar o Rappor com uma pessoa, você consegue estabelecer essa conexão com uma pessoa, não há dúvidas de que é possível usar essa técnica da forma correta.

# 1 – Espelhamento

Quando um casal está em sintonia, seus movimentos parecem sincronizados.

Ou seja, de forma inconsciente, eles estão usando a técnica de espelhamento, eles estão em Rapport.

A ideia desse método é que você siga a pessoa com quem esteja conversando, sendo assim, se a pessoa estiver gesticulando bastante, gesticule também, se o outro está falando baixo e suave, fale também.

Essa é uma forma de criar proximidade.

“Quando há similaridades de movimentos e na forma de falar, é bastante provável que seja criado a conexão rápida entre pessoas”.

Tudo tem que ser de forma natural, em nenhum momento a técnica do espelhamento deve ser confundida com deboche ou cópia.

# 2 – Reciprocidade

Um gatilho mental que tem bastante força é a reciprocidade.

Para quem não entende, a reciprocidade é uma maneira de criar conexão com o prospecto e fazê-lo tomar atitudes que você deseja em determinada situação.

Essa técnica só funciona quando você passa a realizar favores sem solicitar por alguma coisa como objeto de troca e o que você está oferecendo possui relevância e qualidade.

“Quando algo é feito sem que seja esperado alguma coisa em troca, a pessoa que está recebendo o favor irá sentir mais vontade de retribuição”.

Não esqueça de que tudo que for feito deve ser realizado porque você está querendo fazer.

O Rapport é ideal para sua empresa!

Você conseguiu entender bem o que é Rapport até aqui? Se sim, certamente, é possível entender como esse conceito pode ser essencial dentro do setor vendas, certo?

Quando você consegue criar uma conexão com a sua persona, você acaba construindo uma relação verdadeira, consequentemente o seu produto, a sua marca e o seu negócio são mais relevantes para o indivíduo.

Veja só alguns dados, que não mentem, abaixo.

Quando o lead não confia no seu empreendimento:

  1. 63% não vão consumir seu serviço ou produto;
  2. 37% compartilham feedback negativo na internet;
  3. 58% fazem críticas sobre a marca para amigos.

Quando há confiança no que você está ofertando:

  1. 68% realizam recomendações;
  2. 40% defendem de forma ativa a reputação da marca;
  3. 80% consome o que você oferece;
  4. 48% compartilham avaliações positivas em espaços online.

Desta maneira, não tem como negar que o Rapport é uma técnica poderosa, correto?

Agora é com você!

Aplique o Rapport no seu dia a dia para consegue criar conexões com indivíduos, a arte de encantar pessoas é essencial para qualquer um, não há dúvidas sobre isso.

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