You are currently viewing O que é Programação Neurolinguística?

O que é Programação Neurolinguística?

Também chamada de Ciência do Sucesso, a Programação Neurolinguística (PNL) é uma técnica pseudocientífica (sem comprovação científica) utilizada para provocar grandes mudanças na mente e fazer o indivíduo alcançar resultados positivos.

A PNL possibilita ampliar o autoconhecimento e reprogramar a mente para o desenvolvimento pessoal, profissional e familiar.

Além disso, a PNL também é usada na comunicação e persuasão. Por meio da PNL, ao entender melhor como a mente funciona, é possível ampliar as habilidades de influenciar e persuadir.

Enfim, é uma área muito abrangente que pode ser uma excelente ferramenta no desenvolvimento da excelência pessoal e profissional. Falaremos mais sobre ela neste artigo!

Explicando em detalhes: O que é a programação neurolinguística?

A programação neurolinguística teve início ainda em meados dos anos 70, através dos estudos de Jonh Grinder e Richard Bandler.

Tudo começou através de uma análise dos padrões de linguagem (verbal ou não) que pessoas altamente competentes usavam e como funcionava o cérebro dessas pessoas.

A partir disto, descobriu-se que o comportamento humano tem uma estrutura que pode ser modelada, através de padrões, para maximizar o potencial dos relacionamentos interpessoais.

É possível modelar a forma como o cérebro compreende e produz comunicação e linguagem, de todos os tipos e formatos.

Descobriu-se que, há uma relação direta entre os processos cognitivos (neuro) e a linguagem (linguística).

A ideia é ter um sistema para influenciar nossa mente (neuro) por meio de nossas comunicações (linguística), para transformar a forma como agimos (programação).

O que é um processo educacional para o cérebro, uma reprogramação da mente para ressignificar padrões que são prejudicais e aprimorar os que são benéficos.

A PNL é uma incrível ferramenta para transformar o que precisa em sua personalidade para melhorar suas relações interpessoais e profissionais.

Como funciona e para que serve a Programação neurolinguística?

A programação neurolinguística é a teoria de que nossa linguagem e comunicação moldam a maneira como pensamos, e, por consequência, agimos.

A PNL age na tentativa de detectar e modificar tendências ou limitações inconscientes na mente do indivíduo.

Mas não age como hipnoterapia, pelo contrário, ela opera por meio do uso consciente da linguagem para provocar mudanças nos pensamentos e comportamentos do indivíduo.

Na PNL, os praticantes analisam suas próprias perspectivas e perspectivas de outros para criar uma visão geral sistemática de uma situação.

Ao obter essa variedade de perspectivas ele obtém informações e forma um padrão a ser repetido. A programação neurolinguística é uma abordagem experiencial: se alguém deseja compreender uma ação, precisa realizar a mesma ação para aprender com a experiência.

O método consiste na ideia de que, ao controlar nossa comunicação não verbal, principalmente, podemos eliminar medos, melhorar nossos relacionamentos, apagar comportamentos negativos, etc.

A partir dessa ideia central foram desenvolvidas algumas técnicas que veremos a seguir.

Técnicas usadas na programação neurolinguística

Algumas das técnicas mais comuns incluem:

Ancoragem:

Associando uma ação como gatilho para certos estados emocionais. Ou seja, associar sentimentos positivos com uma ação física repetitiva.

Por exemplo, associar um sentimento de confiança ao apertar o dedo indicador e polegar, ou fazer um exercício de respiração para associar à calma e ao autocontrole antes de um momento tenso.

Rapport:

O rapport  é uma espécie de técnica de sincronia entre duas ou mais pessoas, no qual são utilizados o espelhamento e a recapitulação verbal com o objetivo de alcançar uma comunicação mais efetiva e empática, gerando confiança entre os indivíduos.

O rapport é uma técnica muito utilizada na persuasão, já que estabelece e cria empatia entre as pessoas. Por meio do rapport é possível construir uma conexão que estabelece cooperação em uma relação.

Padrão Swish:

O indivíduo é orientado a visualizar mentalmente em uma forma padrões regulares de comportamento ou pensamento e ajustar esses padrões para alcançar o resultado desejado.

Por exemplo, o cliente visualiza um sentimento como o medo, dando forma, tamanho e cor.

Em seguida, ele o monitora enquanto ele gira em seus padrões familiares.

Após ter a representação vívida disso, ele tenta girar em uma direção oposta, para alcançar o resultado e sentimentos mais úteis.

Dissociação visual / cinestésica (VKD):

Essa técnica se baseia na visualização e dissociação, no qual você visualiza e dissocia pensamentos e sentimentos negativos de um evento traumático.

Associação:

É a mesma técnica anterior, só que oposta. Você consegue associar sentimentos negativos a eventos (que apresentam comportamentos destrutivos), para que eles não voltem a ser repetidos.

Benefícios da programação neurolinguística

Além de auxiliar no tratamento de uma gama de problemas e doenças psicológicas, como ansiedade, fobias, estresse pós-traumático, hiperatividade, dentre outros., A programação neurolinguística pode trazer vários benefícios para o nosso dia a dia.

Como por exemplo:

  • Aumento da autoestima e autoconfiança;
  • Maior autoconhecimento e desenvolvimento emocional;
  • Superação de traumas, medos e crenças limitantes ;
  • Maior interação intrapessoal e melhor comunicação;
  • Maior assertividade ao definir objetivos e metas;
  • Mudança de padrões de pensamento.

Deixe um comentário